Search this site
Embedded Files
Alberto Franqueira-professor e aprendiz
  • Início
  • E-books
    • Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS
    • Estudos de um eterno aprendiz
    • Aprender e ensinar no século XXI: Tecnologias, emoções e práticas ativas
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 2
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 1
    • Educação Digital e Inclusão: Oportunidades e Desafios
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo V2
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo contemporâneo
    • Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V4
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V3
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V2
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V1
    • v.6, n.4, 2025 (março) - Edição Especial - Aprender para Transformar
    • Transformando a Educação: Inclusão e Inovação nas Práticas de Ensino
    • Conexões que transformam: Educação, saúde e tecnologia para um mundo melhor
    • Neurociência e gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas
    • Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização
    • Tecnologias na educação: Ferramentas e desafios contemporâneo
    • Educação em tempo integral e em educação em prisões: Práticas inovadoras
    • Tecnologia e inclusão:Ferramentas e práticas pra um mundo digital acessível
    • Mídias e tecnologia no currículo: Estratégias inovadoras para a formação
    • Inovação na educação: Metodologias ativas, inteligência artificial
    • Saúde, tecnologia e educação: Os desfios do mundo atual
    • Educação, inclusão e saúde: Caminhos a serem trilhados
    • Gestão, direito, saúde, formação, capacitação, jogos, software educativos
    • Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual: Desafios
    • Educação e Inteligência Tecnológica: Inovação no Ensino Presencial e a Dist
    • Inovação Educacional: Desafios e Perspectivas na Era Digital
    • Povos e Comunidades Tradicionais na Educação: Memórias, Narrativas e Territ
    • As Tecnologias no mundo atual o desafio de como utilizar essas ferramentas
    • Inclusão Integral Transformando a Educação com Tecnologia, Gestão Eficiente
    • Educação no Século XXI Métodos e Ferramentas no Mundo Atual
    • Metodologias Ativas Desafios e Oportunidades na Era Digital
    • A Incorporação da Tecnologia na Educação: Impactos da Revolução Tecnológica
    • Horizontes Inovadores Na Educação: Explorando o potencial das tecnologias e
    • Gestão, Direito e Tecnologia: Transformação Digital
    • Integração de conhecimentos: Gestão, inclusão, formação, interdisciplinarid
    • Educação Integral: Perspectivas Multidisciplinares, Desafios e Estratégias
    • Inovação em Gestão Educacional: Tecnologias que Transformam o Ensino e a Ap
    • Inovação Tecnológica na Educação: Gestão, Formação de professores e Inclusã
    • Aprendizagem Híbrida e Metodologias Ativas: como a tecnologia facilita o en
    • Desenvolvimento de Competências Digitais: Capacitando Alunos para o Séc XXI
    • Educação, Gestão, Inclusão e Tecnologias Digitais: Transformações e Perspec
    • Anais do I congresso nacional de metodologias ativas e teconologias
    • Educação em foco: Inclusão, tecnologias e formação docente
    • Práticas inovadoras na educação: Letramento digital e inclusão na era da tr
  • Artigos
  • Capítulos em E-books
  • Alberto Franqueira
Alberto Franqueira-professor e aprendiz
  • Início
  • E-books
    • Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS
    • Estudos de um eterno aprendiz
    • Aprender e ensinar no século XXI: Tecnologias, emoções e práticas ativas
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 2
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 1
    • Educação Digital e Inclusão: Oportunidades e Desafios
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo V2
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo contemporâneo
    • Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V4
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V3
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V2
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V1
    • v.6, n.4, 2025 (março) - Edição Especial - Aprender para Transformar
    • Transformando a Educação: Inclusão e Inovação nas Práticas de Ensino
    • Conexões que transformam: Educação, saúde e tecnologia para um mundo melhor
    • Neurociência e gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas
    • Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização
    • Tecnologias na educação: Ferramentas e desafios contemporâneo
    • Educação em tempo integral e em educação em prisões: Práticas inovadoras
    • Tecnologia e inclusão:Ferramentas e práticas pra um mundo digital acessível
    • Mídias e tecnologia no currículo: Estratégias inovadoras para a formação
    • Inovação na educação: Metodologias ativas, inteligência artificial
    • Saúde, tecnologia e educação: Os desfios do mundo atual
    • Educação, inclusão e saúde: Caminhos a serem trilhados
    • Gestão, direito, saúde, formação, capacitação, jogos, software educativos
    • Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual: Desafios
    • Educação e Inteligência Tecnológica: Inovação no Ensino Presencial e a Dist
    • Inovação Educacional: Desafios e Perspectivas na Era Digital
    • Povos e Comunidades Tradicionais na Educação: Memórias, Narrativas e Territ
    • As Tecnologias no mundo atual o desafio de como utilizar essas ferramentas
    • Inclusão Integral Transformando a Educação com Tecnologia, Gestão Eficiente
    • Educação no Século XXI Métodos e Ferramentas no Mundo Atual
    • Metodologias Ativas Desafios e Oportunidades na Era Digital
    • A Incorporação da Tecnologia na Educação: Impactos da Revolução Tecnológica
    • Horizontes Inovadores Na Educação: Explorando o potencial das tecnologias e
    • Gestão, Direito e Tecnologia: Transformação Digital
    • Integração de conhecimentos: Gestão, inclusão, formação, interdisciplinarid
    • Educação Integral: Perspectivas Multidisciplinares, Desafios e Estratégias
    • Inovação em Gestão Educacional: Tecnologias que Transformam o Ensino e a Ap
    • Inovação Tecnológica na Educação: Gestão, Formação de professores e Inclusã
    • Aprendizagem Híbrida e Metodologias Ativas: como a tecnologia facilita o en
    • Desenvolvimento de Competências Digitais: Capacitando Alunos para o Séc XXI
    • Educação, Gestão, Inclusão e Tecnologias Digitais: Transformações e Perspec
    • Anais do I congresso nacional de metodologias ativas e teconologias
    • Educação em foco: Inclusão, tecnologias e formação docente
    • Práticas inovadoras na educação: Letramento digital e inclusão na era da tr
  • Artigos
  • Capítulos em E-books
  • Alberto Franqueira
  • More
    • Início
    • E-books
      • Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS
      • Estudos de um eterno aprendiz
      • Aprender e ensinar no século XXI: Tecnologias, emoções e práticas ativas
      • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 2
      • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 1
      • Educação Digital e Inclusão: Oportunidades e Desafios
      • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo V2
      • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo contemporâneo
      • Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V4
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V3
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V2
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V1
      • v.6, n.4, 2025 (março) - Edição Especial - Aprender para Transformar
      • Transformando a Educação: Inclusão e Inovação nas Práticas de Ensino
      • Conexões que transformam: Educação, saúde e tecnologia para um mundo melhor
      • Neurociência e gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas
      • Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização
      • Tecnologias na educação: Ferramentas e desafios contemporâneo
      • Educação em tempo integral e em educação em prisões: Práticas inovadoras
      • Tecnologia e inclusão:Ferramentas e práticas pra um mundo digital acessível
      • Mídias e tecnologia no currículo: Estratégias inovadoras para a formação
      • Inovação na educação: Metodologias ativas, inteligência artificial
      • Saúde, tecnologia e educação: Os desfios do mundo atual
      • Educação, inclusão e saúde: Caminhos a serem trilhados
      • Gestão, direito, saúde, formação, capacitação, jogos, software educativos
      • Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual: Desafios
      • Educação e Inteligência Tecnológica: Inovação no Ensino Presencial e a Dist
      • Inovação Educacional: Desafios e Perspectivas na Era Digital
      • Povos e Comunidades Tradicionais na Educação: Memórias, Narrativas e Territ
      • As Tecnologias no mundo atual o desafio de como utilizar essas ferramentas
      • Inclusão Integral Transformando a Educação com Tecnologia, Gestão Eficiente
      • Educação no Século XXI Métodos e Ferramentas no Mundo Atual
      • Metodologias Ativas Desafios e Oportunidades na Era Digital
      • A Incorporação da Tecnologia na Educação: Impactos da Revolução Tecnológica
      • Horizontes Inovadores Na Educação: Explorando o potencial das tecnologias e
      • Gestão, Direito e Tecnologia: Transformação Digital
      • Integração de conhecimentos: Gestão, inclusão, formação, interdisciplinarid
      • Educação Integral: Perspectivas Multidisciplinares, Desafios e Estratégias
      • Inovação em Gestão Educacional: Tecnologias que Transformam o Ensino e a Ap
      • Inovação Tecnológica na Educação: Gestão, Formação de professores e Inclusã
      • Aprendizagem Híbrida e Metodologias Ativas: como a tecnologia facilita o en
      • Desenvolvimento de Competências Digitais: Capacitando Alunos para o Séc XXI
      • Educação, Gestão, Inclusão e Tecnologias Digitais: Transformações e Perspec
      • Anais do I congresso nacional de metodologias ativas e teconologias
      • Educação em foco: Inclusão, tecnologias e formação docente
      • Práticas inovadoras na educação: Letramento digital e inclusão na era da tr
    • Artigos
    • Capítulos em E-books
    • Alberto Franqueira

Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS como ferramenta pedagógica e de trabalho dos topógrafos militares do Exército Brasileiro 

Baixe aqui

Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS como ferramenta pedagógica e de trabalho dos topógrafos militares do Exército Brasileiro

ISBN: 978-65-6009-107-8


DOI: 10.29327/5433107


Descrição: O Exército Brasileiro (EB), da guerra dos Guararapes até hoje, ouvimos histórias militares, com foco na parte bélica do assunto. Nesse sentido, pouco falamos da formação, sobre a base educacional. O EB é composto por ‘armas’, ‘quadros’ e ‘serviços’, dentre os citados pretendo discorrer sobre o ‘serviço de topografia’, que trabalha com a cartografia focando em mostrar a importância do uso do software QGIS na formação e pós-formação desses topógrafos. Daí surgiu o seguinte questionamento: De que forma a utilização do QGIS pode influenciar na aprendizagem, da formação até a pós-formação, dos topógrafos do EB? É objetivo geral analisar o uso do software QGIS na formação e pós-formação em Topografia, visando a educação militar, sendo uma ferramenta de ensino e de trabalho aos topógrafos; e específicos são: Apresentar o serviço de topografia; descrever os tópicos da disciplina cartografia e Sistemas de Informações Geográficas; demonstrar o uso do QGIS, como prática pedagógica, e verificar sua utilização, perspectivas e aplicação junto aos militares topógrafos. Para responder à pergunta da pesquisa utilizei uma metodologia de abordagem qualiquantitativa, sendo um estudo de caso, utilizando documentos oficiais e contando com um questionário semiestruturado, pretendendo mostrar a opinião desses militares e a influência desse software em suas vidas na caserna. Com os resultados obtidos foi possível observar como o QGIS influencia na aprendizagem e na vida do topógrafo, independente se está ainda nos bancos escolares, trabalhando nos Centros de Geoinformação ou em outras organizações militares espalhadas por todo território brasileiro.


Autor: Alberto da Silva Franqueira


Capítulos

Capítulo 1

Introdução


Capítulo 2

Metodologia


Capítulo 3

Tecnologias digitais na educação


Capítulo 4

QGIS na cartografia e SIG


Capítulo 5

Curso de topografia: do início até o uso do QGIS


Capítulo 6

Análise e resultados e discussões


Capítulo 7

Considerações Finais


Capítulo 8

Referências Bibliográficas


Capítulo 9

Apêndice


O Autor

Google Sites
Report abuse
Page details
Page updated
Google Sites
Report abuse