Search this site
Embedded Files
Alberto Franqueira-professor e aprendiz
  • Início
  • E-books
    • Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS
    • Estudos de um eterno aprendiz
    • Aprender e ensinar no século XXI: Tecnologias, emoções e práticas ativas
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 2
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 1
    • Educação Digital e Inclusão: Oportunidades e Desafios
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo V2
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo contemporâneo
    • Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V4
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V3
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V2
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V1
    • v.6, n.4, 2025 (março) - Edição Especial - Aprender para Transformar
    • Transformando a Educação: Inclusão e Inovação nas Práticas de Ensino
    • Conexões que transformam: Educação, saúde e tecnologia para um mundo melhor
    • Neurociência e gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas
    • Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização
    • Tecnologias na educação: Ferramentas e desafios contemporâneo
    • Educação em tempo integral e em educação em prisões: Práticas inovadoras
    • Tecnologia e inclusão:Ferramentas e práticas pra um mundo digital acessível
    • Mídias e tecnologia no currículo: Estratégias inovadoras para a formação
    • Inovação na educação: Metodologias ativas, inteligência artificial
    • Saúde, tecnologia e educação: Os desfios do mundo atual
    • Educação, inclusão e saúde: Caminhos a serem trilhados
    • Gestão, direito, saúde, formação, capacitação, jogos, software educativos
    • Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual: Desafios
    • Educação e Inteligência Tecnológica: Inovação no Ensino Presencial e a Dist
    • Inovação Educacional: Desafios e Perspectivas na Era Digital
    • Povos e Comunidades Tradicionais na Educação: Memórias, Narrativas e Territ
    • As Tecnologias no mundo atual o desafio de como utilizar essas ferramentas
    • Inclusão Integral Transformando a Educação com Tecnologia, Gestão Eficiente
    • Educação no Século XXI Métodos e Ferramentas no Mundo Atual
    • Metodologias Ativas Desafios e Oportunidades na Era Digital
    • A Incorporação da Tecnologia na Educação: Impactos da Revolução Tecnológica
    • Horizontes Inovadores Na Educação: Explorando o potencial das tecnologias e
    • Gestão, Direito e Tecnologia: Transformação Digital
    • Integração de conhecimentos: Gestão, inclusão, formação, interdisciplinarid
    • Educação Integral: Perspectivas Multidisciplinares, Desafios e Estratégias
    • Inovação em Gestão Educacional: Tecnologias que Transformam o Ensino e a Ap
    • Inovação Tecnológica na Educação: Gestão, Formação de professores e Inclusã
    • Aprendizagem Híbrida e Metodologias Ativas: como a tecnologia facilita o en
    • Desenvolvimento de Competências Digitais: Capacitando Alunos para o Séc XXI
    • Educação, Gestão, Inclusão e Tecnologias Digitais: Transformações e Perspec
    • Anais do I congresso nacional de metodologias ativas e teconologias
    • Educação em foco: Inclusão, tecnologias e formação docente
    • Práticas inovadoras na educação: Letramento digital e inclusão na era da tr
  • Artigos
  • Capítulos em E-books
  • Alberto Franqueira
Alberto Franqueira-professor e aprendiz
  • Início
  • E-books
    • Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS
    • Estudos de um eterno aprendiz
    • Aprender e ensinar no século XXI: Tecnologias, emoções e práticas ativas
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 2
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 1
    • Educação Digital e Inclusão: Oportunidades e Desafios
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo V2
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo contemporâneo
    • Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V4
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V3
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V2
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V1
    • v.6, n.4, 2025 (março) - Edição Especial - Aprender para Transformar
    • Transformando a Educação: Inclusão e Inovação nas Práticas de Ensino
    • Conexões que transformam: Educação, saúde e tecnologia para um mundo melhor
    • Neurociência e gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas
    • Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização
    • Tecnologias na educação: Ferramentas e desafios contemporâneo
    • Educação em tempo integral e em educação em prisões: Práticas inovadoras
    • Tecnologia e inclusão:Ferramentas e práticas pra um mundo digital acessível
    • Mídias e tecnologia no currículo: Estratégias inovadoras para a formação
    • Inovação na educação: Metodologias ativas, inteligência artificial
    • Saúde, tecnologia e educação: Os desfios do mundo atual
    • Educação, inclusão e saúde: Caminhos a serem trilhados
    • Gestão, direito, saúde, formação, capacitação, jogos, software educativos
    • Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual: Desafios
    • Educação e Inteligência Tecnológica: Inovação no Ensino Presencial e a Dist
    • Inovação Educacional: Desafios e Perspectivas na Era Digital
    • Povos e Comunidades Tradicionais na Educação: Memórias, Narrativas e Territ
    • As Tecnologias no mundo atual o desafio de como utilizar essas ferramentas
    • Inclusão Integral Transformando a Educação com Tecnologia, Gestão Eficiente
    • Educação no Século XXI Métodos e Ferramentas no Mundo Atual
    • Metodologias Ativas Desafios e Oportunidades na Era Digital
    • A Incorporação da Tecnologia na Educação: Impactos da Revolução Tecnológica
    • Horizontes Inovadores Na Educação: Explorando o potencial das tecnologias e
    • Gestão, Direito e Tecnologia: Transformação Digital
    • Integração de conhecimentos: Gestão, inclusão, formação, interdisciplinarid
    • Educação Integral: Perspectivas Multidisciplinares, Desafios e Estratégias
    • Inovação em Gestão Educacional: Tecnologias que Transformam o Ensino e a Ap
    • Inovação Tecnológica na Educação: Gestão, Formação de professores e Inclusã
    • Aprendizagem Híbrida e Metodologias Ativas: como a tecnologia facilita o en
    • Desenvolvimento de Competências Digitais: Capacitando Alunos para o Séc XXI
    • Educação, Gestão, Inclusão e Tecnologias Digitais: Transformações e Perspec
    • Anais do I congresso nacional de metodologias ativas e teconologias
    • Educação em foco: Inclusão, tecnologias e formação docente
    • Práticas inovadoras na educação: Letramento digital e inclusão na era da tr
  • Artigos
  • Capítulos em E-books
  • Alberto Franqueira
  • More
    • Início
    • E-books
      • Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS
      • Estudos de um eterno aprendiz
      • Aprender e ensinar no século XXI: Tecnologias, emoções e práticas ativas
      • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 2
      • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 1
      • Educação Digital e Inclusão: Oportunidades e Desafios
      • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo V2
      • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo contemporâneo
      • Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V4
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V3
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V2
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V1
      • v.6, n.4, 2025 (março) - Edição Especial - Aprender para Transformar
      • Transformando a Educação: Inclusão e Inovação nas Práticas de Ensino
      • Conexões que transformam: Educação, saúde e tecnologia para um mundo melhor
      • Neurociência e gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas
      • Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização
      • Tecnologias na educação: Ferramentas e desafios contemporâneo
      • Educação em tempo integral e em educação em prisões: Práticas inovadoras
      • Tecnologia e inclusão:Ferramentas e práticas pra um mundo digital acessível
      • Mídias e tecnologia no currículo: Estratégias inovadoras para a formação
      • Inovação na educação: Metodologias ativas, inteligência artificial
      • Saúde, tecnologia e educação: Os desfios do mundo atual
      • Educação, inclusão e saúde: Caminhos a serem trilhados
      • Gestão, direito, saúde, formação, capacitação, jogos, software educativos
      • Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual: Desafios
      • Educação e Inteligência Tecnológica: Inovação no Ensino Presencial e a Dist
      • Inovação Educacional: Desafios e Perspectivas na Era Digital
      • Povos e Comunidades Tradicionais na Educação: Memórias, Narrativas e Territ
      • As Tecnologias no mundo atual o desafio de como utilizar essas ferramentas
      • Inclusão Integral Transformando a Educação com Tecnologia, Gestão Eficiente
      • Educação no Século XXI Métodos e Ferramentas no Mundo Atual
      • Metodologias Ativas Desafios e Oportunidades na Era Digital
      • A Incorporação da Tecnologia na Educação: Impactos da Revolução Tecnológica
      • Horizontes Inovadores Na Educação: Explorando o potencial das tecnologias e
      • Gestão, Direito e Tecnologia: Transformação Digital
      • Integração de conhecimentos: Gestão, inclusão, formação, interdisciplinarid
      • Educação Integral: Perspectivas Multidisciplinares, Desafios e Estratégias
      • Inovação em Gestão Educacional: Tecnologias que Transformam o Ensino e a Ap
      • Inovação Tecnológica na Educação: Gestão, Formação de professores e Inclusã
      • Aprendizagem Híbrida e Metodologias Ativas: como a tecnologia facilita o en
      • Desenvolvimento de Competências Digitais: Capacitando Alunos para o Séc XXI
      • Educação, Gestão, Inclusão e Tecnologias Digitais: Transformações e Perspec
      • Anais do I congresso nacional de metodologias ativas e teconologias
      • Educação em foco: Inclusão, tecnologias e formação docente
      • Práticas inovadoras na educação: Letramento digital e inclusão na era da tr
    • Artigos
    • Capítulos em E-books
    • Alberto Franqueira

Baixe aqui

Inovação tecnológica na educação: Gestão, formação de professores e Inclusão  

Organizadores: Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Alberto da Silva Franqueira; Ítalo Martins Lôbo

Livro Digital – PDF
1. Ed – São Paulo

EBPCA – Editora Brasileira de Publicação Científica Aluz, 2024.
DOI: 10.51473/ed.al.itn

ISBN: 978-65-85931-34-2

 

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO ESPECIAL E BNCC
Ilça Daniela Monteiro Tomaz; Angelo Mendes Ferreira; Antonio José Ferreira Gomes; Breno de Campos Belém; Carlos Henrique Nascimento; Cleberson Cordeiro de Moura; Cristiane da Silva Reis Gondim; Renato Damasceno de Almeida; Sunamí Graças de Farias Correia
10.51473/ed.al.itn1

CAPÍTULO 2 – HIPERTEXTOS E PESQUISA HISTÓRICA ESCOLAR: NOVOS LETRAMENTOS EM DISCUSSÃO
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Jhonnatan Deivid Salazar Rojas; Jonathan Porto Galdino do Carmo; José Cristiano Lima de Freitas; Josiane Reis Araujo; Rosiany Aguiar Coswosck Sossai; Victor Hugo de Oliveira Magalhães; Walmir Fernandes Pereira
10.51473/ed.al.itn2

CAPÍTULO 3 – O USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Josiane Reis Araujo; Ana Lourdes de Jesus Pinheiro dos Santos; Cristiane da Silva Reis Gondim; Edmer Graciana de Carvalho; Letícia Furtado Titon; Luís Gonçalves da Silva; Saulo Roger Cavalcante Saraiva; Ziza Silva Pinho Woodcock
10.51473/ed.al.itn3

CAPÍTULO 4 – DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Cleberson Cordeiro de Moura; Gabriel Vieira; Josiane Reis Araujo; Lauzidete de Oliveira Leite; Maria Solange Oliveira Neves Monteiro; Rodrigo Rodrigues Pedra; Vanessa Vasconcelos Lima; Wanderson Teixeira Gomes
10.51473/ed.al.itn4

CAPÍTULO 5 – ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Renato Damasceno de Almeida; Aldemiro Dantas Mendes; Cintia Gonçalves dos Santos; Daniely do Rosário; Ivoneide Teixeira da Costa; Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira; Rodrigo Rodrigues Pedra; Ziza Silva Pinho Woodcock
10.51473/ed.al.itn5

CAPÍTULO 6 – POTENCIALIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO DE CONTABILIDADE PÚBLICA
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Alberto da Silva Franqueira; Denilson Aparecido Garcia; Eliana dos Santos; Francisco de Sousa Costa; José Cristiano Lima de Freitas; Rodolfo Gonçalves da Silva; Silvanete Cristo Viana
10.51473/ed.al.itn6

CAPÍTULO 7 – GESTÃO HOSPITALAR NA PANDEMIA: Lições e Legados entre o Público e o Privado
Angélica Cintra de Lima; Aryana Fernandes Rocha Rizzo; Isanny Gabrielle da Silva Pereira Araújo; José de Miranda Freire Junior; Paulo Rodrigues Weigert; Ricardo Aparecido Tanaka; Thayná Samilla dos Santos; Victoria Falabretti
10.51473/ed.al.itn7

CAPÍTULO 8 – ROBÓTICA EDUCACIONAL: FORMAÇÃO DE DOCENTE PARA O ENFRENTAMENTO A RESISTÊNCIA AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS
Maria Vanilza Rodrigues da Silva; Alberto da Silva Franqueira; Christiane Diniz Guimarães; Marco Antonio Silvany; Rodolfo Gonçalves da Silva; Sandra de Oliveira Botelho; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Yara Kirya Brum
10.51473/ed.al.itn8

CAPÍTULO 9 – POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA E DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Maria das Graças de Aguiar Damasceno; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Alberto da Silva Franqueira; Ana Cristo Fadini; Jéssika de Aguiar Brito; Silvanete Cristo Viana
10.51473/ed.al.itn9

CAPÍTULO 10 – SAÚDE AMBIENTAL E POTABILIDADE DA ÁGUA: ANÁLISE DE AMOSTRAS NO BAIRRO DOUTOR GUSMÃO, EUNÁPOLIS-BA
Diana de Lima; Flaelma Almeida da Silva; Beatriz Grandinetti Chaves; Dayane de Oliveira Souza; Mhayra Axer Oliveira e Silva; Victor Luiz Gomes da Silva; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
10.51473/ed.al.itn10

CAPÍTULO 11 – ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EADs
Antonio José Ferreira Gomes; Dantas Campostrini Vieira; Deysiele Frasão de Araújo; Josiane Reis Araujo; Pablo Rodrigo de Oliveira Silva; Rosângela Maria de Souza Cruz
10.51473/ed.al.itn11

CAPÍTULO 12 – NEUROCIÊNCIA: INTERSEÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Aldemiro Dantas Mendes; Bruno Henrique Fernandes da Silva; Edileuza Gomes de Souza; Josiane Reis Araujo; Raphael Geraldo dos Reis; Rodolfo Gonçalves da Silva; Tharik de Souza Fermin
10.51473/ed.al.itn12

CAPÍTULO 13 – A EVOLUÇÃO DO DESIGN INSTRUCIONAL NO SÉCULO XXI
Gabriel Vieira; Altamir Gomes de Sousa; Débora Alexandre Borges Bartochevis; Deysiele Frasão de Araújo; Juliana Caroline Arcanjo Batista da Silva; Omaira Buzatto dos Reis
10.51473/ed.al.itn13

CAPÍTULO 14 – O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE ALUNOS COM AUTISMO

Yara Kirya Brum; Andreza de Oliveira Franco Santos; Antonio José Ferreira Gomes; Antonio Pinheiro de Rezende; Ilça Daniela Monteiro Tomaz; Janete Sousa Lopes Rodrigues; Letícia Furtado Titon
10.51473/ed.al.itn14

CAPÍTULO 15 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Daniely do Rosário; Andreia Freitas de Araújo; Cleberson Cordeiro de Moura; Dantas Campostrini Vieira; Eloisa Correia de Lima Silva; Joelson Barreto Silva
10.51473/ed.al.itn15

CAPÍTULO 16 – METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Raimundo Cazuza da Silva Neto; Altamir Gomes de Sousa; Josinete Peixoto dos Santos; Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira; Patric Devyd Gomes Vieira; Raphael Geraldo dos Reis; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
10.51473/ed.al.itn16

CAPÍTULO 17 – A REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O APRENDIZADO INICIAL
Rudimaria dos Santos; Cláudia Valéria da Silva Brandão; Eduarda Correia de Lima; Leandro Alves Wanzeler; Lourdes Harka; Rosane Maria Pachêco
10.51473/ed.al.itn17

CAPÍTULO 18 – IMPORTÂNCIA DA PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: PREPARANDO ALUNOS PARA O FUTURO DIGITAL
Rodolfo Gonçalves da Silva; Danila Oliveira Silva Moreno; Gean Paulo Trabuco Lima; Josiane Reis Araujo; Katiane Simplício da Silva; Leandromar Brandalise
10.51473/ed.al.itn18

CAPÍTULO 19 – EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TICS COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dantas Campostrini Vieira; Angelo Mendes Ferreira; Antonia Girlandia Barbosa Lemos; Hermócrates Gomes Melo Júnior; João Lopes; Mário Luiz Gomes Pinto; Susana Felix Paes Corrêa Leite; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
10.51473/ed.al.itn19

CAPÍTULO 20 – FORMAÇÃO DO GESTOR E AS SUAS DECISÕES: AVALIAÇÕES DO IDEB
Denilson Aparecido Garcia
10.51473/ed.al.itn20

Google Sites
Report abuse
Page details
Page updated
Google Sites
Report abuse