Search this site
Embedded Files
Alberto Franqueira-professor e aprendiz
  • Início
  • E-books
    • Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS
    • Estudos de um eterno aprendiz
    • Aprender e ensinar no século XXI: Tecnologias, emoções e práticas ativas
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 2
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 1
    • Educação Digital e Inclusão: Oportunidades e Desafios
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo V2
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo contemporâneo
    • Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V4
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V3
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V2
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V1
    • v.6, n.4, 2025 (março) - Edição Especial - Aprender para Transformar
    • Transformando a Educação: Inclusão e Inovação nas Práticas de Ensino
    • Conexões que transformam: Educação, saúde e tecnologia para um mundo melhor
    • Neurociência e gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas
    • Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização
    • Tecnologias na educação: Ferramentas e desafios contemporâneo
    • Educação em tempo integral e em educação em prisões: Práticas inovadoras
    • Tecnologia e inclusão:Ferramentas e práticas pra um mundo digital acessível
    • Mídias e tecnologia no currículo: Estratégias inovadoras para a formação
    • Inovação na educação: Metodologias ativas, inteligência artificial
    • Saúde, tecnologia e educação: Os desfios do mundo atual
    • Educação, inclusão e saúde: Caminhos a serem trilhados
    • Gestão, direito, saúde, formação, capacitação, jogos, software educativos
    • Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual: Desafios
    • Educação e Inteligência Tecnológica: Inovação no Ensino Presencial e a Dist
    • Inovação Educacional: Desafios e Perspectivas na Era Digital
    • Povos e Comunidades Tradicionais na Educação: Memórias, Narrativas e Territ
    • As Tecnologias no mundo atual o desafio de como utilizar essas ferramentas
    • Inclusão Integral Transformando a Educação com Tecnologia, Gestão Eficiente
    • Educação no Século XXI Métodos e Ferramentas no Mundo Atual
    • Metodologias Ativas Desafios e Oportunidades na Era Digital
    • A Incorporação da Tecnologia na Educação: Impactos da Revolução Tecnológica
    • Horizontes Inovadores Na Educação: Explorando o potencial das tecnologias e
    • Gestão, Direito e Tecnologia: Transformação Digital
    • Integração de conhecimentos: Gestão, inclusão, formação, interdisciplinarid
    • Educação Integral: Perspectivas Multidisciplinares, Desafios e Estratégias
    • Inovação em Gestão Educacional: Tecnologias que Transformam o Ensino e a Ap
    • Inovação Tecnológica na Educação: Gestão, Formação de professores e Inclusã
    • Aprendizagem Híbrida e Metodologias Ativas: como a tecnologia facilita o en
    • Desenvolvimento de Competências Digitais: Capacitando Alunos para o Séc XXI
    • Educação, Gestão, Inclusão e Tecnologias Digitais: Transformações e Perspec
    • Anais do I congresso nacional de metodologias ativas e teconologias
    • Educação em foco: Inclusão, tecnologias e formação docente
    • Práticas inovadoras na educação: Letramento digital e inclusão na era da tr
  • Artigos
  • Capítulos em E-books
  • Alberto Franqueira
Alberto Franqueira-professor e aprendiz
  • Início
  • E-books
    • Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS
    • Estudos de um eterno aprendiz
    • Aprender e ensinar no século XXI: Tecnologias, emoções e práticas ativas
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 2
    • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 1
    • Educação Digital e Inclusão: Oportunidades e Desafios
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo V2
    • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo contemporâneo
    • Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V4
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V3
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V2
    • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V1
    • v.6, n.4, 2025 (março) - Edição Especial - Aprender para Transformar
    • Transformando a Educação: Inclusão e Inovação nas Práticas de Ensino
    • Conexões que transformam: Educação, saúde e tecnologia para um mundo melhor
    • Neurociência e gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas
    • Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização
    • Tecnologias na educação: Ferramentas e desafios contemporâneo
    • Educação em tempo integral e em educação em prisões: Práticas inovadoras
    • Tecnologia e inclusão:Ferramentas e práticas pra um mundo digital acessível
    • Mídias e tecnologia no currículo: Estratégias inovadoras para a formação
    • Inovação na educação: Metodologias ativas, inteligência artificial
    • Saúde, tecnologia e educação: Os desfios do mundo atual
    • Educação, inclusão e saúde: Caminhos a serem trilhados
    • Gestão, direito, saúde, formação, capacitação, jogos, software educativos
    • Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual: Desafios
    • Educação e Inteligência Tecnológica: Inovação no Ensino Presencial e a Dist
    • Inovação Educacional: Desafios e Perspectivas na Era Digital
    • Povos e Comunidades Tradicionais na Educação: Memórias, Narrativas e Territ
    • As Tecnologias no mundo atual o desafio de como utilizar essas ferramentas
    • Inclusão Integral Transformando a Educação com Tecnologia, Gestão Eficiente
    • Educação no Século XXI Métodos e Ferramentas no Mundo Atual
    • Metodologias Ativas Desafios e Oportunidades na Era Digital
    • A Incorporação da Tecnologia na Educação: Impactos da Revolução Tecnológica
    • Horizontes Inovadores Na Educação: Explorando o potencial das tecnologias e
    • Gestão, Direito e Tecnologia: Transformação Digital
    • Integração de conhecimentos: Gestão, inclusão, formação, interdisciplinarid
    • Educação Integral: Perspectivas Multidisciplinares, Desafios e Estratégias
    • Inovação em Gestão Educacional: Tecnologias que Transformam o Ensino e a Ap
    • Inovação Tecnológica na Educação: Gestão, Formação de professores e Inclusã
    • Aprendizagem Híbrida e Metodologias Ativas: como a tecnologia facilita o en
    • Desenvolvimento de Competências Digitais: Capacitando Alunos para o Séc XXI
    • Educação, Gestão, Inclusão e Tecnologias Digitais: Transformações e Perspec
    • Anais do I congresso nacional de metodologias ativas e teconologias
    • Educação em foco: Inclusão, tecnologias e formação docente
    • Práticas inovadoras na educação: Letramento digital e inclusão na era da tr
  • Artigos
  • Capítulos em E-books
  • Alberto Franqueira
  • More
    • Início
    • E-books
      • Topografia e Software Livre: uma análise crítica sobre o uso do QGIS
      • Estudos de um eterno aprendiz
      • Aprender e ensinar no século XXI: Tecnologias, emoções e práticas ativas
      • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 2
      • Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 1
      • Educação Digital e Inclusão: Oportunidades e Desafios
      • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo V2
      • Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo contemporâneo
      • Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V4
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V3
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V2
      • Tecendo o Futuro da Educação: Interdisciplinaridade, Criatividade V1
      • v.6, n.4, 2025 (março) - Edição Especial - Aprender para Transformar
      • Transformando a Educação: Inclusão e Inovação nas Práticas de Ensino
      • Conexões que transformam: Educação, saúde e tecnologia para um mundo melhor
      • Neurociência e gamificação: Criando experiências de aprendizagem inclusivas
      • Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização
      • Tecnologias na educação: Ferramentas e desafios contemporâneo
      • Educação em tempo integral e em educação em prisões: Práticas inovadoras
      • Tecnologia e inclusão:Ferramentas e práticas pra um mundo digital acessível
      • Mídias e tecnologia no currículo: Estratégias inovadoras para a formação
      • Inovação na educação: Metodologias ativas, inteligência artificial
      • Saúde, tecnologia e educação: Os desfios do mundo atual
      • Educação, inclusão e saúde: Caminhos a serem trilhados
      • Gestão, direito, saúde, formação, capacitação, jogos, software educativos
      • Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual: Desafios
      • Educação e Inteligência Tecnológica: Inovação no Ensino Presencial e a Dist
      • Inovação Educacional: Desafios e Perspectivas na Era Digital
      • Povos e Comunidades Tradicionais na Educação: Memórias, Narrativas e Territ
      • As Tecnologias no mundo atual o desafio de como utilizar essas ferramentas
      • Inclusão Integral Transformando a Educação com Tecnologia, Gestão Eficiente
      • Educação no Século XXI Métodos e Ferramentas no Mundo Atual
      • Metodologias Ativas Desafios e Oportunidades na Era Digital
      • A Incorporação da Tecnologia na Educação: Impactos da Revolução Tecnológica
      • Horizontes Inovadores Na Educação: Explorando o potencial das tecnologias e
      • Gestão, Direito e Tecnologia: Transformação Digital
      • Integração de conhecimentos: Gestão, inclusão, formação, interdisciplinarid
      • Educação Integral: Perspectivas Multidisciplinares, Desafios e Estratégias
      • Inovação em Gestão Educacional: Tecnologias que Transformam o Ensino e a Ap
      • Inovação Tecnológica na Educação: Gestão, Formação de professores e Inclusã
      • Aprendizagem Híbrida e Metodologias Ativas: como a tecnologia facilita o en
      • Desenvolvimento de Competências Digitais: Capacitando Alunos para o Séc XXI
      • Educação, Gestão, Inclusão e Tecnologias Digitais: Transformações e Perspec
      • Anais do I congresso nacional de metodologias ativas e teconologias
      • Educação em foco: Inclusão, tecnologias e formação docente
      • Práticas inovadoras na educação: Letramento digital e inclusão na era da tr
    • Artigos
    • Capítulos em E-books
    • Alberto Franqueira

MÍDIAS E TECNOLOGIA NO CURRÍCULO: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA

Baixe aqui

MÍDIAS E TECNOLOGIA NO CURRÍCULO: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA


Este e-book “Mídias e Tecnologia no Currículo: Estratégias Inovadoras para a Formação Docente Contemporânea “ está estruturado em capítulos que abordam temas como a aplicação de mídias no currículo, o uso de ferramentas digitais no desenvolvimento de competências pedagógicas e as metodologias ativas que promovem a integração entre conhecimento acadêmico e experiência prática. Cada capítulo traz não apenas a teoria necessária para a compreensão do impacto das tecnologias na educação, mas também exemplos práticos e casos de sucesso, oferecendo ao leitor uma visão ampla e aplicável para o desenvolvimento docente. Ao final de cada capítulo, são apresentados exercícios e reflexões, que fornecem um conteúdo interativo que contribui para a formação de docentes preparados para enfrentar os desafios de uma sociedade em constante evolução digital.
No cenário educacional contemporâneo, a presença de tecnologias e mídias digitais no currículo é uma característica inegável e crescente. As transformações digitais impactam diretamente o modo como o conhecimento é transmitido e compreendido, exigindo dos docentes uma constante atualização e adaptação a novas metodologias de ensino. No Brasil, essa realidade é observada em escolas de diferentes contextos, onde as plataformas digitais, as redes sociais e os dispositivos móveis já se tornaram ferramentas frequentes no processo de ensino-aprendizagem. Frente a essa realidade, o presente e-book tem como objetivo investigar e apresentar estratégias inovadoras para a formação docente, orientadas pelo uso de mídias e tecnologias como componentes integrados ao currículo escolar.
A incorporação das tecnologias ao ambiente educacional promove uma ampliação das possibilidades pedagógicas e exige que os educadores repensem suas práticas para atender às necessidades de uma geração hiperconectada. Ferramentas como plataformas de aprendizagem, redes sociais e aplicativos educativos são recursos que, além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, promovem um ambiente mais colaborativo e interativo. A formação docente, nesse sentido, torna-se um dos principais focos para que a implementação dessas ferramentas seja eficaz e transformadora. A compreensão do potencial das mídias como aliadas pedagógicas possibilita aos professores a construção de um currículo dinâmico, capaz de dialogar com o contexto tecnológico que permeia a vida dos alunos.
A jornada percorrida ao longo deste e-book sobre “Mídias e Tecnologia no Currículo: Estratégias Inovadoras para a Formação Docente Contemporânea” expõe um panorama abrangente das possibilidades e dos desafios que o ambiente digital traz à educação. Em tempos de transformação digital, a capacidade de adaptação e inovação dos educadores tornou-se um pilar essencial para o sucesso na construção de um currículo significativo e alinhado com as realidades e critérios do século XXI. Ao compreender e aplicar as estratégias discutidas, a formação docente passa a integrar de forma eficaz as mídias e tecnologias, promovendo práticas pedagógicas mais dinâmicas, interativas
As ferramentas tecnológicas, quando utilizadas com intencionalidade pedagógica, transformam o papel do professor e abrem espaço para metodologias que incentivam o protagonismo do aluno, o aprendizado ativo e a construção de um ambiente de ensino que dialoga com a realidade digital. Assim, o educador não apenas transmite conhecimentos, mas também atua como mediador de experiências e orientador no uso crítico e ético das tecnologias.
É importante ressaltar que o uso das mídias e tecnologias no currículo escolar não deve ser um fim em si mesmo, mas um meio para potencializar a aprendizagem e desenvolver competências indispensáveis para os desafios contemporâneos. Esperamos que este e-book tenha fornecido insights valiosos e inspirações práticas para que os educadores avancem com confiança e criatividade na integração das tecnologias ao currículo. Afinal, é por meio da inovação e da reflexão crítica que a educação poderá seguir relevante, transformadora e completa adaptada aos critérios de um mundo em constante.

Boa leitura!
Organizadores,
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Alberto da Silva Franqueira

Google Sites
Report abuse
Page details
Page updated
Google Sites
Report abuse